Se houvesse uma olímpiada entre os pets, os gatos, certamente, ganhariam muitas medalhas. Com habilidades impressionantes, as façanhas dos bichanos são tão admiráveis que inspiram livros e personagens de quadrinhos. Mas, quando o assunto é visão dos gatos, será que eles vão tão bem assim?

gato em fundo preto com olhar profundo

Segundo estudos, a visão do gato é um pouco mais complexa do que se imagina. Você é um apaixonado por bichanos e gostaria de conhecer mais sobre seu filho de quatro patas? Continue lendo e aprenda mais sobre a visão dos gatos.

Gatos não enxergam em branco e preto

Quem conhece de perto um gatinho sabe que esses pets podem ser verdadeiros ninjas. No entanto, a visão não é uma de suas qualidades mais fortes. Conforme explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Suelen Silva, eles não enxergam todas as cores.

Isso se deve a célula chamada cone, cuja função é perceber cores e auxiliar na visão diurna. “Enquanto os humanos têm na retina três tipos de células fotorreceptoras captando as cores azul, vermelho e verde, gatos têm só dois tipos, sem os cones que permitem à retina diferenciar tons de verde”, diz a Dra. Suelen.

Ou seja, o gato enxerga colorido, mas tem limitações para enxergar o verde e suas combinações. Assim, para pensar como é a visão dos felinos, é necessário um pouco de imaginação. Você consegue pensar em um mundo sem a cor verde?

Gatos podem ser míopes

É engraçado e um pouco fofo imaginar seu filho de quatro patas usando óculos, não é mesmo? Pois saiba que, para os padrões humanos, os gatos podem, sim, ser considerados míopes! Graças à forma de seu globo ocular, os bichanos não enxergam muito bem à distância (se comparados a humanos).

Estudos mostram que a partir dos 6 metros, as coisas começam a ficar um pouco embaçadas. Os especialistas dizem que, em comparação a dos humanos, a visão dos gatos é 20/100. Ou seja, a forma como os gatos enxergam algo a 20 metros é quase como enxergamos algo a 100 metros distante.

Mas, em relação a outros representantes do mundo animal, que têm olhos mais lateralizados, a visão em profundidade dos gatos é considerada muito boa, o que é bastante importante para um animal que precisa localizar suas presas.

Gatos tem uma ótima visão periférica

O gato enxerga bem no quesito angular. O que eles perdem em termos de coloração e distância, eles ganham de nós em outros aspectos. A visão periférica dos felinos, por exemplo, é melhor do que a nossa.

gato olhando para folha

Nossos amigos peludos têm um campo de visão mais amplo, conseguindo enxergar um ângulo de, aproximadamente, 200°, contra apenas 180° dos humanos. Em contrapartida, animais com olhos mais lateralizados podem ver quase 360º, o que é fundamental para espécies que precisam estar sempre prontas para se defender.

Gatos possuem visão noturna

Saber se um gato enxerga no escuro é a curiosidade de quase todo tutor de felinos, não é mesmo? Pois saiba que sim! Eles enxergam muito melhor do que nós na pouca luz.

Quem tem a sorte de conviver com um gatinho em casa sabe que eles são ótimos para se mover com as luzes apagadas, não é mesmo? Isso se deve a duas características anatômicas dos bichanos.

Primeiro, os gatos têm um alto número de bastonetes, células responsáveis pela visão noturna. Segundo, os bichanos possuem tapetum lucidum atrás da retina. “Essa estrutura reflete a luz e faz com que ela passe mais uma vez pela retina, sensibilizando-a ainda mais e permitindo que ela aproveite a pouca luz disponível”, explica a Dra. Suelen.

É essa característica, herdada pelos nossos amigos de seus antepassados caçadores, que faz os olhos dos gatos brilharem no escuro!

Outros super sentidos dos gatos

Não vá achando que a visão não é o ponto forte dos bichanos. Conforme explica a Dra. Suelen, não podemos dizer que gatos enxergam mal. Talvez seja mais adequado considerar que a maneira como os gatos enxergam os humanos e o mundo é distinta da nossa.

A forma como os gatos nos enxergam está perfeita para seu cotidiano e sua visão, em conjunto com os outros sentidos, os auxilia a serem mestres da agilidade! O olfato dos gatos, por exemplo, é muito melhor do que o dos humanos.

Estudos mostram que nossos amigos peludos possuem 200 milhões de células olfativas, contra apenas 5 milhões presentes no epitélio olfatório de um humano adulto.

Com um nariz tão poderoso, os gatos compensam algumas de suas dificuldades de visão. Eles podem, por exemplo, perceber pelo cheiro que o tutor está chegando em casa bem antes de poder vê-lo.

Em relação à audição, saiba que nossos amigos são imbatíveis e ouvem melhor do que os cães. E quando comparados aos humanos, eles nos deixam no chinelo! Enquanto nós ouvimos sons com frequência de até 20.000 Hz, os gatos chegam facilmente a 1.000.000 Hz. Impressionante, não é mesmo?

Cuidando da visão de gato

A Dra. Suelen afirma que é muito comum que tutores suponham que o pet está com catarata pelo aspecto azulado dos olhos. “O que ocorre é um processo chamado esclerose de cristalino”, explica. “Esta alteração é comum e interfere muito pouco na visão. É apenas reflexo do envelhecimento do pet.”

Porém, a especialista lembra que a catarata é, sim, um problema comum em gatos mais velhos e recomenda que os tutores fiquem atentos. “Para diferenciar esclerose de cristalino de catarata é necessária uma avaliação por um oftalmologista e a realização de exames mais específicos.”

gato de olho azul claro

Então, já sabe: se notar qualquer alteração nos olhos ou na visão de seu filho de quatro patas, procure um veterinário.

Conhecer mais sobre os bichanos nos faz perceber o quão incríveis esses pets são! Com habilidades surpreendentes e tanta fofura, fica ainda mais difícil não se apaixonar pelos felinos. E você, tem alguma dúvida sobre visão dos gatos? Pergunte para nós nos comentários!